Projeto Managé é o nome dado a um Programa pioneiro que compreende ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, aplicadas à gestão pública. O Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana foi concebido em 1995 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que firmou um convênio no ano seguinte com o Ministério do Meio Ambiente através da Secretaria de Recursos Hídricos. Lançado oficialmente na região da bacia do rio Itabapoana em 1997, objetiva subsidiar, por meio de pesquisas, propostas e ações concretas, o desenvolvimento sustentável da região da Bacia em questão, localizada na Região Sudeste do Brasil e integrada por 18 municípios dos Estados do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
A UFF, no intuito de viabilizar todas as atividades do Projeto, além de desempenhar o papel de instituição coordenadora, funciona como agente articulador, mediador e integrador nas instâncias político-institucional, técnico-científica e financeira, através de parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais e com universidades brasileiras e estrangeiras, organizações não-governamentais e iniciativa privada.
Desde o início de suas atividades, o Projeto Managé obteve visibilidade nos meios acadêmico e político e, atualmente, é traduzido pela população dos municípios envolvidos e pela própria Universidade, como um programa que transmite solidez e credibilidade. Ademais, é hoje reconhecido, nacionalmente, por diversos agentes sociais que lidam com a temática da gestão pública, como um modelo bem sucedido de aplicação prática da construção de uma gestão participativa e integrada de recursos em uma bacia hidrográfica. Tal status não o desobriga, no entanto, de estar em permanente busca por ajustes na sua organização interna e, principalmente, nas dinâmicas de gestão da citada Bacia, o que, aliás, perfaz um dos marcos da própria concepção do Projeto.

O Que é o "Projeto Managé"?